sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Saia da Solidão




Há formação de teses para defesa de tudo. Teses que procuram e defendem virtudes em sentimentos terríveis e alguns nefastos. Não sei se a solidão está inserida, para a maioria, nessas qualificações aqui sobrepostas. Porém, não a defendo.
Podem falar tudo que quiserem a respeito dos benefícios da solidão.
Falam que ela molda o caráter.
Que nos faz refletir.
Que nos ajuda na concentração.
Que nos faz pacientes e que ensina-nos a serenidade. Ainda assim, a solidão dói.
A solidão nos faz mais pensadores e pode ou não nos fazer nobres, mas isso não anula a dor. Não anula a ansiedade, não anula a necessidade que o ser humano tem de companhia e de ser importante para alguém.
A solidão, às vezes, apavora!
Tira o apetite e o prazer de ir a restaurantes.
O prazer de lugares festivos.
Arranca lágrimas com facilidade, e faz muitos solitários irem para cama mais cedo.
Quando se é jovem e se tem certeza de que é desejado e escolhido por muitos, a solidão até parece uma boa ideia, e o morar sozinho dá a ideia de conforto e requinte. Porém quando os anos passam, e se tem de enfrentá-la, ela parece ser apavorante.

Você é um solitário?
É duro, mas tenho de perguntar. E imagino que esta seja uma grande lição que você deve aprender, se quiser superar a sua solidão. Lembre-se, a solidão não o torna um fracassado. Isolar-se, aceitar a solidão e recusar tentar encontrar alguém de novo pode torná-lo solitário e fracassado.
Solteirice não é sinônimo de incompetência, afinal, o grande apóstolo Paulo era solteiro. Mike Murdock, um dos maiores escritores cristãos da atualidade, vive uma vida de solteiro há mais de trinta anos. Solteiros, se quiserem, podem ser mais produtivos que aqueles que têm um cônjuge.
Há muitos que estão vivendo sozinhos, mas, na verdade, não são solitários. Aprenderam a viver com a doce companhia de Cristo no seu dia-a-dia, e isso tem sido motivo de alegria no viver.
A definição de solitário é que “é único num lugar.”
Você é único?
O fato de você não ter um cônjuge e não estar namorando alguém não o faz um solitário. Solitário é aquele que se isola, não faz amizades e vive sempre de mal com a vida. Mesmo sem ter um cônjuge você pode ser feliz e ser bem sucedido na vida.
Sabe, quando vemos pessoas bem sucedidas, com frequência somos levados a presumir que elas sempre estiveram de bem com vida, nunca falharam e nunca foram rejeitadas. Porém, se a íntegra da história fosse conhecida, descobriríamos que houve quedas e fracassos antes da consolidação. Sabe por quê? Porque poucas pessoas conseguiram qualquer coisa que realmente valesse a pena na primeira tentativa.
Se você não encontrou alguém com quem valesse dividir o cobertor ou encontrou, mas perdeu a oportunidade de se unirem em casamento, não faça disso o seu eterno tormento. Ainda existem coisas que você pode e deve conquistar.
Cative amizades, sorria para a vida e seja uma pessoa agradável. Assim você nunca será um solitário. Lembre-se que viver sozinho não é sinônimo de infelicidade. Sozinho talvez, solitário jamais. É uma questão de estado de espírito. Você se torna aquilo que alimentar. (Texto do livro: A Porta Que Deus Abre Para Você)