quinta-feira, 22 de março de 2012

LIVRE-SE DA PREGUIÇA


Entre os vários obstáculos da prosperidade, a preguiça é o maior. A preguiça é um mal que atinge a mente, o corpo e até a própria alma.
Quando a preguiça está apenas no corpo, tudo o que ele quer, é ficar na sua zona de conforto. “Ò preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?”(Pv 6.9)
Nesse período a alma ainda deseja prosperar, porém, não consegue fazer o corpo levantar-se para o trabalho. “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”(Pv 21.25) O desejo da alma de prosperar é sufocado pelo desânimo do corpo, por isso ela nunca alcança o que deseja. “A alma do preguiçoso deseja e nada alcança...”(Pv 13.4)
Quando a preguiça já atingiu o corpo e a alma, então até a própria alma, perde o desejo de prosperar. Dinheiro, não representa mais nenhuma motivação. Nesse período o preguiçoso se acomoda com a pobreza, chegando ao ponto de achá-la, um troféu. Isso é terrível!
O próximo passo da preguiça é o domínio total do homem. O seu corpo, a sua alma e a sua mente ficam inválidos. A alma não deseja, o corpo não se levanta e a mente recusa-se a pensar em uma saída. Nesse estado, o homem torna-se um inválido, perambulando como um trapo; sem honra e sem amigos.
Caro leitor? Não permita que este mal o domine. Se você não trabalha a noite, por que dormir até meio dia? O sono em demasia é o portal para o mundo da pobreza. “Não ames o sono, para que não empobreças”. (Pv 20.13)
Rompa com esse mal. Levante-se, pela manhã cedo. Haverá mais tempo para o trabalho e o dia será mais frutífero. Estude, apareça, sue a camisa e demonstre energia. Fazendo assim, você será admirado e respeitado.
O preguiçoso é amigo íntimo da pobreza.
O recipiente da desonra.
O sócio da miséria e a vergonha da família.
Ore a Deus e peça vigor físico e mental, para trabalhar e nunca se contentar com a pobreza. Não estou dizendo que todos devemos ser ricos, mais pelo menos termos o suficiente para suprir as nossas necessidades básicas. Termino este capítulo com as palavras sábias de Agur.
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza. (Pv 30.8)

LIVRE-SE DA INVEJA


Eu já escrevi sobre esse assunto no livro, “Vendo a Chuva, Antes das Nuvens”. Agora volto ao tema que tem sido um dos principais responsáveis pela miséria do mundo.
Este é o sentimento mais terrível que o maligno usa para a destruição dos homens. O diabo é sabedor que quem é dominado por este sentimento, não pode jamais desfrutar de prosperidade advinda do Senhor.
Infelizmente, muitos cristãos se deixaram transformar em berço para esta arma de destruição maligna. Igrejas cheias de pessoas carnais, isto é, que se sentem mal em ver um irmão prosperando e por fim criam com este sentimento, sorrisos sem graça, saudações frias, e olhares desconfiados. O apóstolo Paulo afirmou que os cristãos da igreja de coríntios, eram carnais, pois tinha este sentimento.

Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois por ventura carnais, e não andais segundo os homens? (I Co 3.3)

Porquê será, que certo tipo de cristão acha normal um ímpio prosperar, mas não ver com bons olhos a prosperidade de um irmão em Cristo? Alguém pode me responder?
Porque será que certos líderes das organizações da igreja admiram o jogador de futebol que foi vendido por milhões de euros para jogar no futebol europeu e acham até que o salário dele deveria ser bem mais do que foi noticiado e estes mesmo líderes acham um absurdo que o seu pastor tenha trocado de carro?
Porque será que acham normal o ímpio prosperar e ganhar altas soma em dinheiro e estes mesmos se sentem tão mal quando sabem que o pastor ganha um salário razoável?
Isso é inveja irmão e isso é diabólico! Isso... É diabólico.
Porque será que existe tanta gente com este nome cristão e que deveriam chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram e no entanto não demonstram satisfação nenhuma quando vêem seus amigos galgarem o sucesso?
Empresas estão cheias de pessoas que se sentem mal, quando um amigo de trabalho é promovido.
Escolas estão cheias de invejosos que tentam difamar o aluno considerado exemplar.
Quantas pessoas escondidas no meio da multidão carregando no coração um sentimento que aos pouco destrói os sonhos, faz o corpo adoecer e por fim os jogam na miséria. Que seja emocional ou financeira, o invejoso é um miserável.
Egoístas talvez nem saibam, más foram aos poucos se tornando terra fértil para a germinação desta semente maligna, chamada “inveja” e nem sabem que elas mesmas é que serão destruídas. “ Pois a dor destrói o louco, e a inveja mata o tolo”. (Jó 5.2)
Moisés o grande pastor dos hebreus no deserto e Arão o sacerdote, foram alvos deste sentimento por parte de alguns. “E tiveram inveja de Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do Senhor”(Sl 106.16)
O diabo tem usado este sentimento para deixar muitos na miséria total, e estes vêem o tempo passar e então envelhecerem sem conseguir muita coisa pois foram derrotados pela inveja. Casa e mais casas sãos construídas em seu bairro mais você não sai de uma pequena choupana. Carros e mais carros são lançados no mercado todos os dias, mas você jamais poderá usufruir de um.
Se há uma coisa que me irrita é a inveja. Irrito-me com o diabo, pois ele tem escravizado muitos e tem impedido estes de desfrutarem das altas bênçãos de Deus para um viver abundante.
Oh Deus! Por que tu não fazes isso desaparecer do mapa? Por que pessoas têm que ser dominadas por esse sentimento diabólico?
Irmão, não se deixe levar por esse sentimento. Tente alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram.

Será que enquanto é tempo não está na hora de mudar e começar aceitar com alegria a prosperidade alheia? Faça isso, não morra no deserto da escassez, entre na Canaã e desfrute das delícias da sua terra prometida. Ela existe, é real e estar esperando por você.
Sabe? A arma de destruição da inveja está dentro de nós. Nós temos de lutar para vencer-la. Aceitar a prosperidade dos outros é humildade, e aos humildes, Deus exalta. É por isso que a inveja é tão prejudicial. Ela nos impede de sermos exaltados por Deus.
A prosperidade está passando por você e você está falhando em apropria-se dela. Que tal, jubilar pela prosperidade dos outros? Que tal fazer uma tentativa de mudança de sentimento? Faça-o já, ore e peça ao Senhor que afaste de você esse sentimento maligno.