terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

POR QUE CHORAMOS?


Suprimimos a lágrima, nas festinhas de aniversário, na promoção da empresa, na igreja e até na hora da perca e da dor.
O fato é que não gostamos de ver o choro de quem amamos e muito menos de nos expor em lágrimas. Queremos sempre suprimir a intrusa e mais indesejada prova, de anormalidade.
Resistimos o máximo que podemos, sorrimos sem graça, engolimos a seco a emoção em forma de ar para suprimir-la o maior tempo possível. Mesmo assim, há o momento em que ela é mais forte do que nós.
De repente, a lágrima vem sem pedir licença, inunda os olhos e desce quente pela face. Já não podemos esconder, já não podemos conter, ela ganha o round e mostra que estar bem ali, escondida por trás de cada emoção.
Lágrimas não trazem ninguém de volta, não cessam a dor, não tiram a saudade do peito e não fortalece a nossa fé.
Então, por que choramos?
Talvez, sem saber, choramos para mostrar que somos humanos, carentes de Deus e da força do seu Espírito.
Talvez, choramos não para trazermos alguém de volta, mas para mostrar que se foi um pouco de nós na perca.
Talvez, choramos não para cessar a dor, mas para afogá-la naquilo que ela mesma causou.
Talvez, choramos por que acreditamos que alguém se importa conosco e enviará consolo de alguma forma.
Não tenho certeza, mas, creio que há um valor na lágrima. Talvez ela sirva para mostrar, que ainda nos importamos, sonhamos, amamos e sentimos a dor da separação e da perca.
Por isso, nos deixem chorar quando estivermos tristes, quando perdemos alguém que amamos e quando nossos sonhos derrapam na incerteza.
Nos deixem chorar, quando somos tocados por uma palavra amiga, por uma palavra de fé, por uma palavra afetuosa e pela notícia de algo bom.
O nosso choro tem prazo de validade, durará somente até o tempo do cumprimento desse texto bíblico. “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”.(Ap 21.4)